domingo, 29 de setembro de 2013

Situação de aprendizagem



Ensino por Investigação


Introdução

     O eixo Ambiente e Vida busca promover um estudo integrado sobre a vida nos ambientes. Nesse sentido, pretende romper com uma tradição do ensino de ciências em tratar separadamente os estudos de morfologia e classificação de seres vivos (próprios da zoologia e botânica) e a iniciação ao estudo dos ambientes. Ao contrário disso, a orientação para o estudo dos temas relacionados a esse eixo é de se examinar a diversidade da vida como resultado de adaptações e co-evoluções dos organismos em seus habitats.

Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/minicursos/ciencias/eixoI.htm


Eixo Temático: Vida e Ambiente
Subtema: Relações com o ambiente
Ano/Série: 9º ano
Habilidade: Identificar e explicar os processos de reflexão e absorção da luz na superfície do corpo e ação da melanina na proteção da pele.
Reconhecer o princípio de funcionamento dos filtros solares e a validade dos mesmos com argumentos de uso.
Grupos de Competências: Relacionar informações representadas de diferentes formas e identificar um fenômeno e formular hipóteses, além de executar procediementos.

Em que outro momento este tema é apresentado no Currículo?

Eixo Temático: Vida e Ambiente
Subtema: O ambiente Natural e o Ambiente Construído
Bloco Temático: Utilizando os órgão de sentidos em situações cotidianas
Ano/Série: 6º, 7º e 8º anos
Habilidade: Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações representados de diferentes formas para tomar decisões para enfrentar situações problemas.
Grupo de Competências: Observar, realizar e compreender.
Problematização: Oferecer ao aluno situações que podem ser utilizadas em seu cotidiano.
Exemplos: utilização do tato para traduzir frases em braile das embalagens, com o alfabeto em mãos (conhecimento adquirido anteriormente), experiências da água quente e gelada, experiências olfativas.


2ª Oficina - Situação de Aprendizagem

Público Alvo: 8ºano
Aulas previstas: 8 aulas
Habilidades: - Compreender o caminho da eletricidade
- Ler e interpretar textos
-Interpretar diferentes formas de representações e imagens
Sondagem: Levantamento de conhecimentos de mundo através de debate.
Problematização: O que é energia elétrica? De onde vem? Como chega até nossas casas? Quanto custa? Como é feito o cálculo de consumo?
Contextualização: Fontes de energia; transformação de energia, benefícios e impactos; leitura de conta de energia elétrica.
Busca de dados de forma diversificada: Qual a fonte de energia mais utilizada no Brasil? Por que? Obs: os alunos deverão pesquisar.
Aprendizagem significativa e evolução conceitual: Desejamos que os alunos aprendam o que é e de onde vem energia elétrica, além de como economizar a mesma.
Sistematização do Conhecimento: Orientação para que o aluno possa percorrer as atividades e absorver o conteúdo de forma dinâmica.
Aplicação do conhecimento  em situações novas: O aluno poderá fazer o cálculo de energia entre R$ e kWh, sabendo se a conta está correta ou não.
Avaliação: Será feita durante todas as aulas, contínua. Ex: leitura de conta de energia
Recuperação: Interpretar dados de uma conta de energia elétrica.

Segunda Situação de Aprendizagem


Público Alvo: 8º ano
Aulas previstas: 8 aulas
Habilidade: Identificar diversas formas de utilização da energia elétrica, no cotidiano, nas cidades e no país; Ler e interpretar textos, folhetos e manuais simples de equipamentos domésticos e circuitos elétricos; Ler e interpretar informações contidas em uma conta de energia elétrica residencial; Desenvolver conceitos para uso racional dessa energia
Grupo de Competências: Constatar, classificar e analisar
Sondagem: Você sabe o quanto se gasta de energia elétrica na sua casa?
Problematização: Existe um vilão de consumo de energia elétrica? Quem é ou são eles?
Busca de dados: contas de luz dos alunos; manuais de equipamentos, horários de maior uso de energia nas casas.
Aprendizagem significativa: Identificar os aparelhos que consomem mais energia; Uso racional desses equipamentos; Maior número de pessoas na casa, maior consumo: Época do ano em que o consumo é maior e o por que?
Sistematização do conhecimento: Debate sobre os horários de maior consumo; O por que desse maior consumo (número de pessoas, equipamentos sendo utilizados); Por que do horário de verão?
Aplicação do conhecimento: Mudanças dos hábitos de consumo da casa; compra de equipamentos mais econômicos ( o porque do selo do Immetro); troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes (mais econômicas).
Avaliação: Apresentação dos debates; participação, arguição individual ou coletiva; produção de texto sobre "Economia de energia elétrica em casa"
Recuperação: Retrabalhar o consumo de energia dos aparelhos; formas de economia de energia (antecipação do horário e diminuição do tempo no banho; juntar a maior quantidade de roupa para passar de uma só vez)
Avaliação da recuperação: Produção de textos e relatórios sobre as aulas; elaboração de um protótipo de uma casa econômica; verificação do consumo na casa (com maior prazo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário