Não consigo me lembrar de nenhuma experiência de leitura ou escrita que tenha sido relevante quando criança.
Como minha mãe era professora, nunca tive dificuldades nesse aspecto. Tinha e ainda tenho um pai muito, mas muito rígido! Japonês, exigente, notas altas, sempre! Era obrigação, pois a única coisa que fazia na vida na época era estudar!
Tem uma história recente, uns dois anos atrás, me formei em uma universidade que sempre quis fazer, tirei 9,6 em uma prova de uma instituição super conceituada. Fiquei super feliz, emocionada. Corri para contar para meu pai, e para minha supresa, depois de tantos anos, ele me diz: Não faz mais do que sua obrigação, além do que, se teve capacidade para tirar 9,6, por que não tirou 10, Liliana?
Nossa, quase morri de desgosto e vergonha!
Não consigo dizer que tive dificuldades para ler e nem escrever.
Aliás, amo escrever! Um amigo meu, jornalista, me desafiou para que eu fizesse um conto. Fiquei enlouquecida! Como faria um conto? Mas...pensei em um tema, e 7 horas depois, estava com 20 folhas prontas, formatei e mandei! Para o espanto da minha humilde pessoa, vi aquele homem se emocionar! Ual! Consegui escrever um conto!
É, escrevo bem quando escrevo coisas tristes ou quando estou revoltada. Mas nunca consegui escrever nada que fosse "bonito, romântico". Tenho esse bloqueio.
Sei que é ridículo da minha parte, mas não me peça para ler um livro! Não! Eu, hoje, odeio! Já gostei, hoje não mais! Adquiri uma ansiedade excessiva, a qual tento controlar com remédios, e não posso suportar esperar para saber o final da história. Só leio o que me interessa ou o necessário. Sei que não é exemplo para ninguém. Leio muito, muito mesmo! Mas livros não! Nunca mais! O último foi Marley e Eu, que tive que "comer" no mesmo dia, senão não iria dormir de tanta ansiedade e que me fez muito mal, pois chorei até morrer.
No entanto, amo filmes. Faço uma leitura deles, sempre! Sim, uma leitura! Sempre com caneta ao lado, vou anotando tudo o que aparece de diferente ou que desconheça. E sempre tento achar dois lados da história. Ali pode ter uma mensagem subliminar (risos)!
Mas digo sempre aos alunos e às minhas filhas que ler é necessário, que livros são as portas para o mundo. Que a leitura nos proporciona conhecimento e nos faz viajar para onde quisermos.
Essas são minhas experiências pessoais. Nada demais.
Este blog será ótimo para compartilharmos idéias, sugestões e métodos de ensino, além é claro da possibilidade de aprendermos sempre mais uns com os outros!!!!
ResponderExcluirO entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas.
ResponderExcluirNapoleão Bonaparte
Verdade!
ResponderExcluir